O projeto Os Amigos das Crianças foi iniciado há 24 anos pela fundadora Joana. No começo, o principal objetivo era organizar uma festa para as crianças no dia 12 de outubro. Com o tempo, o projeto foi se expandindo e passou a incluir apresentações culturais que encantavam o público e os participantes da festa.
Em 2016, o projeto resgatou a cultura do Bumba Meu Boi do Maranhão. O grupo folclórico foi formado por brincantes mais antigos, que revivem a festividade do Maranhão em terras luverdenses e compartilham essa tradição e saber popular com as gerações mais jovens.
Em 2024, foi criada a Quadrilha Junina Chumbo do Sertão. O objetivo era formar um grupo de dança jovem que compreendesse como a quadrilha junina dissemina a cultura popular, contando, por meio de seus enredos, histórias que abordam questões sociais e a luta do povo pela preservação cultural.
Em 16 de julho de 2024, a associação foi certificada pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, como Pontão de Cultura Federal. Esse reconhecimento comprovou que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais na comunidade, contribuindo para o acesso, proteção e promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural do Brasil.
Após a aprovação como ponto de cultura, a associação anunciou a Cultura Popular Brasileira como seu eixo de trabalho e criou os grupos de dança do Carimbó (dança típica do estado do Pará) e do Siriri-Cururu (cultura mato-grossense).